9h – Palestra:Multialfabetizaciones e inteligencia artificial: nuevas fronteras en la educación de la información (Videoconferência) (CANCELADA, por motivos particulares) Atividade será substituída pela palestra da profa Ana Paula Meneses.
Prof. Dr. Miguel Ángel Marzal (UC3M- Espanha)
9h – Palestra: Competência em informação e competência em inteligência artificial: chamada para ação (CTA = call to action)
Profa. Dra. Ana Paula Meneses Alves (UFMG)
14h30 – Minicurso: Inovações em IA Generativa: aplicações para bibliotecários
Lucas Martins (Dom Helder Câmara, Conselheiro CRB-6)
19h – Minicurso: Competência em informação para acesso e uso das fontes de informação científica
Maria de Fátima Pinto Coelho (UFMG)
24/04 - Quinta-feira
9h – Palestra: Inteligência artificial nas bibliotecas: inovação, práticas e desafios para o futuro
Raquel Torres (UFMG)
14h – Palestra: Panorama do impacto do uso da IA nas bibliotecas jurídicas
Ana Paula de Rezende (Coordenadora do GIDJ-ABMG)
15h30 – Mesa colaborativa: apresentação de trabalhos
Mediação: Prof. Diogo Andrade (UFMG)
Chamada para submissões de trabalhos científicos no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e relatos de experiências.
Abertura do envio dos resumos expandidos: 08 de abril Fim do envio das submissões: até 17 de abril Notificação da avaliação: até 19 de abril
Objetivo: reunir acadêmicos e profissionais em torno das temáticas que mobilizam as pesquisas e a atuação profissional nas áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e afins, tendo em vista a sociedade da informação, do conhecimento e suas demandas baseadas na informação.
Público-alvo: Discentes e ex-discentes, da Escola de Ciência da Informação (graduação, pós-graduação, extensão) e bibliotecário(a)s da UFMG e demais interessado(a)s.
As mesas colaborativas reúnem participantes que compartilham trabalhos sobre um tema comum. Cada participante relata o objetivo, problemas e soluções de sua pesquisa. A mediação promove discussões a partir de questões norteadoras, enquanto a relatoria registra os principais pontos. Os trabalhos poderão ser publicados em coletâneas ou revistas.